quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CALCULANDO COM O MATERIAL DOURADO

Sequencia didática

Objetivos:
  •  Construir o conhecimento de unidade, dezena, centena e milhar atraves do material dourado.
  • Despertar a capacidade de resolver soma e subtração de números naturais usando o material dourado.
  • Aprender de forma lúdica.
Materiais:
  • Material dourado, dados folha, caderno, lápis e borracha.
Metodologia:
  • Para a atividade proposta dividiremos a turma em 8 grupos de 6 componentes. Cada grupo receberá 5 placas do material dourado que representa a centena, 50 barras que representem a dezena, 500 cubos que exibem as unidades e um dado. Para iniciar a atividade cada componente jogará o dado, começa quem tirar o número maior. Cada aluno terá a sua vez de jogar o dado. O número que sair no dado retira a quantidade de unidade.
  • Quando o jogador conseguir dez cubinhos troca por uma placa e quando conseguir mais dez cubinhos troca por uma barra, o aluno com mais quantidades vence.
  • Ao final questionaremos: Quantas unidades, dezenas e centenas você ficou?
  • Com essa atividade os alunos receberão o sistema de numeração e serão capazes de realizar convenções  10 unidades para dezena. 10 dezenas para cada centena e 10 centenas para cada milhar.
Ano: 3º
Tempo estimado: 4 aulas.  

3 comentários: