quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O ÁBACO



O homem primitivo, nômade, não necessitava dos sistemas de contagem, pois a sua sobrevivência dependia de recursos retirados da natureza como a pesca, a caça e a coleta de frutos e raízes. Com o desenvolvimento das ações relacionadas à sua sobrevivência, e a necessidade de se fixar em uma determinada área para se defender de ataques inimigos, o homem torna-se sedentário.
Todas essas mudanças trouxeram aspectos positivos para a civilização.

Uma delas foi o surgimento dos sistemas numéricos, pois ajudavam os habitantes com as atividades que estivessem adequadas ao novo modo de viver. O progresso da humanidade passa a ter um ponto de partida a partir deste momento, onde o conceito de número matemático é criado.

A aritmética do ábaco é um determinado método de cálculo onde os números são representados por bolas de madeira. Estas bolas estão sistematicamente colocadas em uma tabuinha conhecida como ábaco chinês. O termo “aritmética do ábaco” é usado para distingui-la de outras aritméticas, em que se usam representações escritas. Poder-se-ia denominá-la ciência dos números, porém é mais apropriado apontá-la como arte do cálculo.vejamos alguns modelos de ábacos do passado e da atualidade:






Nenhum comentário:

Postar um comentário